O jovem Pedro Gusmão, que pertence ao Atlético Paranaense, está na Índia aguardando uma oportunidade no Kerala Blasters FC, na nova Indian Super League, que pretende impulsionar o futebol no segundo país mais populoso do mundo. O brasileiro, no entanto, depende de uma situação inusitada para estar entre os 11 iniciais ou ser aproveitado durante as partidas. Isso porque o treinador, David James, ex-Liverpool, Manchester City e Seleção Inglesa, também é o goleiro da equipe. Além disso, o auxiliar-técnico, o escocês Jamie McAllister, também entra em campo.

Pedro Gusmão falou a respeito da situação: O James é um goleiro excelente que eu nem preciso falar muito, o currículo dele fala por si só. E, como treinador, ele está se saindo muito bem também. Desde que cheguei aqui na Índia, o aprendizado vem sendo muito grande, e ele é um dos responsáveis por isso. O complicado é só por causa das vagas dos estrangeiros. Para haver um equilíbrio técnico entre todos os times, a liga limitou o número de jogadores de fora que podem atuar ao mesmo tempo. O máximo é 6. Ou seja, o treinador e o auxiliar acabam ocupando duas vagas. Em um elenco com 13 estrangeiros, acaba sendo uma competição a mais, além dos próprios jogadores da Índia, que, mesmo não sendo conhecidos, têm qualidade e velocidade.

Apesar de não estar ciente sobre o goleiro/treinador quando foi contratado para jogar no futebol indiano, Pedro Gusmão não se arrepende da escolha. O atacante foi relacionado para as últimas partidas do Kerala Blasters FC e espera uma oportunidade nesta quinta-feira, contra o FC Pune City, que conta com o francês David Trezeguet no elenco.

Quando recebi a proposta, confesso que fiquei um pouco assustado, porque a Índia é um país completamente diferente do nosso, na culinária, na cultura, na religião e em tudo mais. Mas achei o projeto sensacional. O futebol está em crescimento aqui, e os profissionais querem alavancar de vez o esporte no país. Não tinha como dizer não. Tanto é que, logo nesse primeiro ano, a competição já conta com jogadores como Trezeguet, Del Piero e Materazzi. É um diferencial a mais enfrentar o Trezeguet amanhã, por exemplo. Além deles, tem brasileiros conhecidos, como o Elano, que está arrebentando aqui, e o André Santos. Até o Zico veio para cá para ser treinador do FC Goa. Então, a gente vê que é um projeto sério e com um futuro muito promissor. Quero fazer parte desta história e mostrar o meu trabalho aqui, destacou o atacante.

Pedro Gusmão tem 22 anos e já foi artilheiro do Campeonato Maranhense de 2013 com 16 gols. Hoje, com contrato com o Atlético Paranaense, o jovem está emprestado ao futebol indiano. O Kerala Blasters FC enfrenta o FC Pune City nesta quinta-feira, às 12h (horário de Brasília).