A Polícia Federal (PF) já identificou 185 mulheres que pode ter sido ameaçadas por Cristian Pereira, hacker brasileiro, que foi preso nesta quarta-feira (29), em Londres, Inglaterra. Desde 2012, ele era procurado pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal, na sigla em inglês) pelo estupro de uma mulher em Rolândia, Paraná. No mesmo estado, ele teria abordado vítimas nas cidades de Maringá, Ponta Grossa, entre outras. No Brasil, há relatos de ameaças em Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina.

O caso foi apresentado pelo programa Fantástico (Globo), no domingo (26) e mais uma vítima entrou em contato com a PF na segunda-feira (27). Em depoimento gravado pela polícia, a denunciante anônima revelou: “Ele começou a me ameaçar, dando a entender que ele sabia onde eu morava e que se eu não cedesse, ele ia aparecer lá na minha casa, com mais duas pessoas e ia me estuprar”

Segundo o inquérito policial, outra vítimaa estava grávida e quase perdeu a criança devido à pressão da ameaça. O hacker hacia encontrado um vídeo dela com seu parceiro sexual e, se ela não concordasse em realizar sexo virtual, a gravação seria publicada na internet.

Segundo a PF, Pererira invadia as contas de redes sociais das vítimas procurando por fotografias e vídeos íntimos, para que pudesse usá-los para chantagem em troca de sexo virtual.

Assumindo o nome de Fred Maya, o hacker fazia amizade com as mulheres no Facebook e iniciava conversas para tentar descobrir as senhas. 

Condenado por estupro em 2012 no Paraná, Pereira fugiu do país antes que a sentença fosse anunciada. A PF conseguiu rastrear o endereço IP do computador que o hacker usava para realizar as ameaças, descobrindo que ele estava em uma cidade da Inglaterra.

Além das denúncias de brasileiras, Pereira era procurado também por assediar três mulheres inglesas.

As autoridades brasileiras já entraram com pedido de extradição para que Pereira responda pelas novas ameaças e cumpra a pena de 12 anos pelo estupro em Rolândia.