SÃO PAULO, SP – Ex-boxeador e atleta de hóquei, o norte-americano Myron Molotky, 51, organiza neste sábado (1º) uma edição do XFC, competição de MMA (artes marciais mistas), no ginásio do São Paulo, no Morumbi.
Trata-se da segunda promoção internacional de MMA a organizar competições no Brasil. A primeira foi o UFC (Ultimate Fighting Championship).
O evento deste sábado, que tem início às 21h, serve para testar o mercado, já que as cinco primeiras edições do XFC aconteceram no estúdio da Rede TV! e a sexta, no interior paulista, em Araraquara. Todas foram organizadas este ano. Esse será o primeiro evento na capital onde serão cobrado ingressos.
No total, a organização tem sob contrato 125 lutadores de 23 países, como Ucrânia, Rússia, Finlândia, Hungria, Índia, Argentina, Venezuela, México, EUA, além de Brasil.
Molotky nasceu em Detroit e foi criado na Filadélfia, onde começou a boxear inspirado pela ligação da cidade com o pugilismo –é a cidade onde o ex-campeão dos pesados Joe Frazier iniciou sua carreira e onde, nas telas de cinema, Rocky Balboa dava seus socos. Ele chegou a ser federado pela Golden Gloves, mais prestigioso torneio amador americano.
Molotky também praticou hóquei desde criança, passando pela faculdade, até se profissionalizar por ligas menores.