ESTÊVÃO BERTONI
SÃO PAULO, SP – Um acidente envolvendo dois trens no início da manhã desta sexta-feira (31), em Cubatão (a 56 km de São Paulo), causou o vazamento de cerca de 8 mil litros de óleo.
O combustível atingiu o sistema de drenagem de águas da região, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Os dois trens pertencem à ALL (América Latina Logística) e se chocaram por volta das 7h45 desta sexta. Um deles transportava açúcar e milho para o porto de Santos. O outro estava parado.
Com o impacto, quatro composições foram parar em uma das pistas da avenida Tancredo Neves, no bairro São José, em Cubatão. A via teve de ser interditada.
Equipes da Cetesb usaram caminhões a vácuo para bombear o óleo. O sistema de drenagem capta água da chuva, que, por meio de galerias subterrâneas, é levada para rios da região.
Após a batida, postes de energia foram derrubados, e 1.621 clientes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) ficaram sem luz na parte da manhã, segundo a companhia.
A maioria teve a energia restabelecida ainda na manhã desta sexta-feira. À tarde, segundo a CPFL, apenas dois clientes continuavam sem luz no bairro São José.
Dois maquinistas que estavam nos trens foram levados a um hospital em estado de choque. Eles não se feriram e já foram liberados. Ninguém se machucou no acidente.
De acordo com a MRS Logística, concessionária que opera o trecho da ferrovia, o local deve ser liberado até a manhã deste sábado (1º). A ALL afirmou que trabalha em conjunto com a concessionária na apuração das causas do acidente.