SÃO PAULO, SP – A USP (Universidade de São Paulo) vai fazer neste sábado (1) o primeiro teste de uma pista destinada à prática de corrida e ciclismo na universidade. O horário de uso do percurso de cerca de 6 km, porém, será dividido entre os atletas.
Ficou decidido entre a Prefeitura do Campus, a Associação dos Treinadores de Corrida, a Federação Paulista de Triathlon e esportistas independentes que o primeiro horário de uso, das 4h às 6h, será exclusivo dos ciclistas. O percurso disponibilizado para os passeios de bike não inclui a rua do Matão.
Os pedestres só poderão fazer caminhadas ou correr a partir das 7h. O espaço pode ser usado para quem estiver a pé até as 12h.
A Prefeitura do Campus informou que fará outros testes ainda neste ano. A intenção é avaliar se há condições de tornar essa medida ser permanente e corrigir possíveis erros apontados por especialistas e usuários.
Em todo o trajeto, haverá dez totens com informações sobre a avaliação do uso separado e um mapa com o percurso.
A pista é composta pelas avenidas Professor Mello Moraes, Professor Almeida Prado, Professor Luciano Gualberto, Professor Lineu Prestes, além da praça do Relógio Solar e das ruas da Praça do Relógio e do Anfiteatro.
MORTE NO CAMPUS
Em agosto, cinco pessoas foram atropeladas e uma morreu dentro do campus Butantã da USP. O corredor Alvaro Teno, 67, chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Universitário, na própria universidade, mas não resistiu aos ferimentos.
Luiz Antônio Conceição Machado, 43, que dirigia o Toyota Corolla prata que atropelou as cinco pessoas, foi preso em flagrante. Ele foi indiciado sob suspeita de embriaguez ao volante e homicídio culposo (sem intenção).
De acordo com policiais, o motorista disse ter perdido o controle após cochilar ao volante. “Fizemos o teste do bafômetro, que marcou 0,54 decigramas de álcool, acima do limite”, disse o cabo Jeferson Dias, que deteve o motorista.
Segundo a PM, por volta das 9h, o motorista do carro perdeu o controle e atingiu cinco pessoas que corriam na rua, próximo ao portão 1, o principal do campus. Após atingir as pessoas, o veículo invadiu a calçada e bateu numa árvore.