O fim de ano é uma das épocas do ano em que os golpistas e assaltantes ficam mais ativos por causa do volume de dinheiro que começa a circular no comércio por causa das compras de Natal e Ano Novo e pagamento do 13º salário. Só em Curitiba, mais de R$ 2,7 bilhões devem ser pagos em 13º salário neste ano, e boa parte deve ir mesmo para as compras.

A polícia orienta que a população deve ficar mais atenta, especialmente quando sair para as compras. Além dos cuidados no uso dos cartões de débito e crédito, também nas ruas é necessário mais atenção. O consumidor precisa estar atento aos movimentos suspeitos, evitar sair sozinho, carregar muitos pacotes e também se distrair com o celular, por exemplo.

Quem quiser mais orientações pode acessar o site da Polícia Militar, e lá vai encontrar dicas de como se portar durante as compras, na hora de sair e voltar de casa. Até mesmo dentro de centros lojistas, como shoppings e galerias, a atenção precisa estar a 100%. Afinal, o ladrão busca uma oportunidade, seja onde for, nas ruas ou mesmo dentro de uma loja.

No final do ano, as polícias também costumam levar um aparato policial maior para as ruas, especialmente nas proximidades de centros comerciais de maior movimento.