A Petrobras informou, nesta terça-feira (11), ter atingido produção recorde no mês de outubro, quando extraiu 2,126 milhões de barris de petróleo por dia de seus reservatórios localizados no país, 0,4% acima do volume obtido em setembro. Entre agosto e setembro, a produção de óleo havia crescido 0,6% no país.

Nos dois últimos meses, o avanço da extração de petróleo no Brasil ocorreu em ritmo menor do que o que vinha sendo verificado nas evoluções mensais de maio a agosto, entre 1,7% e 2,7%, e semelhante ao que vinha sendo registrado nos quatro primeiros meses do ano.

Em setembro, ao referir-se ao salto percentual na produção nos quatro meses anteriores, chegou-se a falar em “guinada” na produção e que, entre julho e agosto, a empresa havia atingido o “ponto de inflexão”. Na época, Graça Foster, presidente da Petrobras, havia afirmado que esperava um crescimento ainda maior nos meses seguintes, graças à entrada de novas plataformas em operação.

No acumulado dos dez meses do ano, a produção diária da estatal cresceu 4% em relação à produção média diária de 2013 –a meta é crescer 7,5% até o fim do ano, com um ponto percentual para mais ou para menos de variação. Aumentar a produção é fundamental para que a Petrobras alivie a pressão sobre seu caixa e reduza seu endividamento líquido, que mais do que triplicou nos últimos cinco anos. A dívida líquida da Petrobras fechou em R$ 241 bilhões no segundo semestre.

Nesta sexta-feira (14), o conselho de administração da Petrobras vai avaliar o balanço do terceiro trimestre. A divulgação dos resultados financeiros é esperada para esse mesmo dia, depois do fechamento do mercado. Na semana passada, a Petrobras anunciou reajuste de 4% na gasolina e de 8% no diesel, depois de onze meses sem aumento. O reajuste também ajudará a recompor parcialmente o caixa da empresa.

PRODUÇÃO NO MUNDO

Considerando o Brasil e o exterior, a produção de petróleo e gás da Petrobras cresceu 0,5%, passando de 2,781 milhões de barris de óleo equivalente para 2,795 milhões de barris por dia.

PRÉ-SAL

A Petrobras também registrou recorde no pré-sal, com a extração de 606 mil barris por dia, 14% acima dos 532 mil barris obtidos em setembro. No dia 28 de outubro, de acordo com dados divulgados pela estatal, foi atingido o recorde para um dia no pré-sal, com 640 mil barris extraídos. “Vale destacar que esse recorde foi obtido com apenas 31 poços produtores, sendo 17 na Bacia de Campos e 14 na Bacia de Santos”, informa a companhia.