Entretanto, mesmo em meio a tantos avanços, as dificuldades ainda são muitas para quem quer fazer o bem pelos animais. É que os custos são altos. A Animais Sem Teto, por exemplo, trata, castra e vacina os animais antes de os colocar para adoção. Somente a castração sai por algo entre R$ 100 e R$ 250. Para sobreviver, o projeto depende de doações e campanhas.
Nós conseguimos a vacina para os animais a preço de custo, veterinária temos desconto. Temos ainda despesa com a hospedagem, pois não temos abrigo para os animais, temos um hotel. Sobrevivemos de doações. Tem pessoas que doam ração, casinha, roupa, algumas dão dinheiro. Também fazemos rifa, bazar de roupa usada. A gente vira nos 30, conta.
Fazemos caneca também, temos até uma máquina para isso. Agora estamos bolando as canecas de Natal e assim a gente vai se mantendo, finaliza Ana Paula.
Da mesma forma as protetoras independentes fazem o que podem, muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso para realizar o atendimento aos animais abandonados. Nos preocupamos muito com elas, por isso abrimos espaço nas nossas feiras para as independentes, conta Elaine Ramos, da Animalia.