SÃO PAULO, SP – O ministro das Relações do Irã, Mohommad Javad Zarif, vai voltar a Teerã nesta sexta-feira (21) depois do encontro em Viena com potências ocidentais para negociar um acordo nuclear.
A quadro dias do prazo final para um acordo, Zarif volta ao Irã para consultas com autoridades.
“Zarif irá retornar a Teerã esta noite para consultas e intercâmbio com autoridades”, disse a agência oficial de notícias Irna. Zarif deve voltar a Viena durante o fim de semana para retomar as conversas.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, também saiu de Viena para se encontrar com colegas europeus em Paris, segundo sua porta-voz, Jen Psaki. Ainda não se sabe quando ele volta a Viena.
Irã, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China começaram a rodada final de negociações para um acordo nuclear na terça-feira (18).
Pessoas próximas às negociações disseram que os dois lados não são devem alcançar um entendimento final antes do prazo de 24 de novembro.
Segundo o secretário de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, há um “longo caminho a percorrer”.
Hammond, falando depois de chegar em Viena, disse que o Irã deve mostrar mais flexibilidade nas negociações.
“Em troca, nós estamos preparados para mostrar alguma flexibilidade”, disse ele a repórteres. “Estamos determinados a fazer algum progresso, mas são assuntos muito difíceis e tecnicamente complexos”.