Criado por grupo de profissionais brasileiros, um programa  propõe aos jovens entre 18 e 24 anos, uma pausa estruturada de seis meses para descobrir novas oportunidades, compreender e observar possibilidades de atuação além de fortalecer o estudante com conteúdos e ferramentas inovadoras antes da escolha da carreira

Segundo o MEC, quase a metade de alunos que ingressam em faculdades pelo Brasil abandona ou troca de curso antes de se formar. Também há uma tendência clara em pessoas entre 30 e 40 anos que entram em crise e decidem repensar suas carreiras. Tudo isso acontece porque o jovem sem nenhuma experiência ou pouca informação precisa fazer a escolha mais importante de sua vida: a profissão.

Com o objetivo de auxiliar na escolha da carreira e principalmente desenvolver habilidades, acaba de ser lançado no Brasil o GPX – Global Project Experience, um programa de seis meses para jovens com idade entre 18 e 24 anos que ainda não escolheram a profissão. Com viagens nacionais e uma internacional, o participante frequentará cursos, workshops além de ter uma vivência numa casa com outros integrantes do projeto, com coaching e orientação profissional contínua para otimizar os aprendizados e transições.

Durante os seis meses, os jovens passarão por sete etapas de desenvolvimento, que foram construídas com base na Teoria U, uma técnica de desenvolvimento de capacidades de liderança, de processos de mudanças e de aprendizado coletivo. Assim, o programa começa com uma viagem nacional de abertura, que tem como foco alinhar as expectativas do que o grupo e o curso podem realizar juntos. A segunda fase é um intensivo coletivo para absorção de conteúdo. Serão realizados workshops, palestras, visitas a empresas e startups. Nessa etapa, todos os participantes vão morar juntos em uma casa, em São Paulo. Em seguida, é o momento da imersão social. Os jovens serão levados a alguma comunidade com o intuito de se integrarem a algum projeto de cunho social para participarem do desenvolvimento de soluções criativas para desafios levantados em conjunto entre eles e integrantes dessa comunidade.

A quarta etapa, chamada de check-point, é para cada um compartilhar com o grupo os aprendizados e experiências das fases anteriores. A quinta vai acontecer de acordo com o interesse, objetivo e planejamento de cada participante. Pode ser um curso de especialização, uma experiência profissional, uma viagem cultural que abra novos horizontes, ou mesmo tudo isso junto.

A sexta fase é a de projetos, para começar a compilar as vivências e consolidar o que foi desenvolvido ao longo do programa. Com o auxílio do coach, cada um desenha seus próximos passos e ações para depois de encerrado o curso. Por fim, um último encontro de encerramento, chamado de Graduation Weekend, onde durante três dias os participantes vão apresentar e compartilhar seus projetos, ideias e planos.