Na segunda-feira (24/11), às 14h, alunos do projeto Guradiões da Natureza do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) farão uma visita à sede do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, norte do estado, para terem noções básicas de salvamento em piscina, primeiros socorros e combate a incêndio.

De acordo com o capitão Luciano José Buski, comandante da 3ª Companhia do BPMA, um dos objetivos da visita é que os agentes mirins adquiram mais conhecimento e o transmitem para as pessoas com as quais convivem, aprendendo, também, como proceder em caso de emergência, sendo instruídos sobre quem devem acionar para poder salvar vidas, já que a maioria deles mora com crianças e idosos.

O sargento Mario Moreira Castilho, especialista na área e com grande experiência profissonal, será o responsável por dar as intruções aos agentes mirins.

Segundo o capitão, o projeto Guardiões da Natureza é voltado à educação ambiental e tem como principais parceiros o Lar Escola da Criança e a Procuradoria do Trabalho, ambos de Maringá. Ao todo são 30 crianças, sendo 15 meninos e 15 meninas, com idades entre 10 e 14 anos, que estudam na rede pública de ensino.

Os agentes mirins permanecem no curso por seis meses com encontros semanais e aulas de duração de quatro horas, desenvolvido na sede do Lar Escola da Criança no contra-turno escolar. 

O capitão Buski finaliza dizendo que o projeto visa melhorar a qualidade de vida das crianças e de outras pessoas que elas possam ajudar, contribuindo para a formação de cidadãos de bem.