SÃO PAULO, SP – Um falso arcebispo que participava de uma manifestação na avenida Paulista foi detido pela Polícia Civil de São Paulo na tarde desta quinta-feira (20).
No último dia 7, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, enviou um comunicado alertando padres e religiosos sobre as tentativas do homem em se passar por membro da igreja.
O falso religioso chegou a celebrar algumas orações com fiéis paulistanos. Era sempre visto com túnica, estola e uma Bíblia.
“Sobre o falso monge/padre/bispo/cardeal, […] Infelizmente, mais uma vez devo chamar a atenção para um falso “eclesiástico” em circulação pela cidade de São Paulo”, diz d. Odilo, no comunicado.
Na carta, o arcebispo diz que o homem se chama Wolfgang Schuler, é alemão e tem 70 anos.
Dom Odilo afirma que o homem já tentou se passar por “monge cartuxo”, “visitador apostólico” e bispo da cidade alemã Osnabrück. Para este último, usou a identidade de dom Franz-Josef Bode -mesmo nome do real bispo de Osnabrück.
No comunicado, o arcebispo de São Paulo diz: “nossa preocupação é impedir que ele continue com esses abusos e defender o povo, para que não seja enganado mais uma vez”. Ainda pede para que os religiosos, caso vissem Schuler, chamassem a polícia.
A prisão de Schuler, que ocorreu durante o ato do Dia da Consciência Negra, foi revelada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O falso religioso foi levado à Polícia Federal, onde prestava depoimento na tarde desta sexta-feira (21).