Ao chegar na comunidade da Rocinha, Rio de Janeiro, uma equipe de reportagem do jornal O Globo foi recepcionada com tiros por volta das 9 horas de sexta-feira (21). Segundo o jornal, os repórteres estavam na Via Ápia para realizar uma matéria sobre desapropriações previstas nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para alargamento da Rua 2.

Após o início do ataque, a equipe se refugiou em uma loja. Cinco minutos depos aproximadamente, um home entrou no estabelecimento pedindo a saída dos jornalistas da comunidade.

A Assosiação de Moradores da Rocinha, depois do ocorrido, entrou em contato com O Globo, alegando que tiroteios se tornaram frequentes nos últimos dias e, que, por questão de segurança, não puderam abrir as portas da associação para os repórteres.

Segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, policiais e criminosos entraram em confronto após a saída dos jornalistas, e uma granada foi apreendida na ação.

O alargamento da Rua 2, que é um dos principais pontos de resistência do tráfico na Rocinha, visa combater ações de traficantes e reduzir índice de doenças, como a tuberculose, que atinge cerca de 300 pessoas em grupos de 100 mil moradores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro de contaminação na região é o mais grave do estado.