BRASÍLIA, DF – O Banco Central mudará a partir de abril de 2015 as estatísticas sobre transações correntes que são divulgadas mensalmente. A instituição informou nesta segunda-feira (24) que adotará o padrão do novo Manual de Balanço de Pagamentos e Posição Internacional de Investimento do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Segundo o BC, as estatísticas atuais seguem metodologia definida em 1993. A nova inclui avanços até 2009.
Canadá e Austrália já usam essas alterações desde o ano passado. França e outros países europeus aderiram ao modelo neste ano.
Entre as mudanças, segundo a instituição, está um detalhamento maior, por exemplo, dos dados sobre receitas e despesas com serviços.
Em relação ao resultado total das transações correntes, o BC avalia que não haverá mudança significativa.
Em abril de 2015, a série histórica do BC na nova metodologia irá retroagir ao início de 2014. Posteriormente, serão incorporados dados mais antigos.
“Essa atualização metodológica permitirá o aperfeiçoamento do padrão estatístico nacional, alinhando-o com as melhores práticas internacionais, e garantirá consistência com a nova metodologia das Contas Nacionais a ser adotada pelo IBGE, também em 2015”, diz o BC em nota.