Chegando à sua quinta edição, o Black Friday Brasil entrará no ar no dia 28 de novembro. O evento realizado pelo portal Busca Descontos traz diversas lojas virtuais com descontos exclusivos durante 24 horas. Nas últimas edições, algumas lojas foram denunciadas por tentar maquiar os preços e enganar os compradores. Para assegurar que as lojas estão fazendo um trabalho correto, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net) lançou o selo Black Friday Legal no ano passado. O selo, mantido em parceria com o Busca Descontos, mostra que a loja em questão segue o Código de Ética e está comprometida em oferecer apenas descontos honestos ao internauta.

Com essa atitude, os internautas podem ter uma ideia melhor sobre os descontos que uma loja oferece e comprar sabendo que fez o melhor negócio possível. Para conseguir o selo, a loja precisa passar por uma inspeção da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. O selo também prova que a loja está com o CPF, endereço e telefones em condições normais.

Mas o Black Friday 2014 também terá acompanhamento em tempo real. Pela primeira vez, a movimentação do que pensam os consumidores brasileiros poderá ser mostrada em tempo real. A partir do monitoramento ‘ao vivo’ do que é dito nas redes sociais, o sistema NetBase apresentará a opinião dos internautas sobre, por exemplo, onde estão as melhores (e as piores) promoções, como está o atendimento das principais lojas e quais são os produtos mais procurados. O buzz Black Friday já pode ser conferido online em http://brandblackfriday.polisconsulting.com.br.