A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) concluiu, nesta segunda-feira, dia 24, o processo de negociação para a compra da antiga fábrica da Siemens em Curitiba. Localizada na região da CIC (Cidade Industrial de Curitiba) e com aproximadamente 250 mil m², a área será utilizada para realocação e ampliação da estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus Curitiba, atualmente concentradas na Sede Centro e Sede Ecoville.

O terreno, juntamente com sua estrutura predial, foi negociado pelo montante de R$ 65 milhões, aporte financeiro conquistado junto ao Ministério da Educação (MEC). O próximo passo, segundo o reitor Carlos Eduardo Cantarelli, será formular um plano diretor para ocupação da nova área, que será construído a partir de discussões junto à comunidade acadêmica do Câmpus.

Ganha o Câmpus Curitiba, mas ganha, sobretudo, a UTFPR, que terá como ofertar um ensino de melhor qualidade a nossa comunidade, comentou Cantarelli, durante o anúncio oficial da compra do terreno aos coordenadores de curso, chefes de departamento e equipe diretiva do Câmpus.

Mais expansão

Ainda durante a reunião, Cantarelli confirmou que recebeu a autorização do MEC para a elaboração do projeto de instalação do Câmpus Maringá. No último dia 20, o reitor esteve em Maringá para conhecer algumas opções de terreno para a construção da nova unidade, que envolve esforços de diversos atores locais como, por exemplo, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Prefeitura Municipal.

Outras propostas de expansão também estão em andamento. As perspectivas são extremamente positivas para todos os câmpus. Estamos conseguindo área nova em Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Medianeira, Toledo, Guarapuva. Enfim, estamos consolidando um amplo projeto de futuro para a Universidade, destacou Cantarelli.