SÃO PAULO, SP – O espanhol Francisco “Pato” Clavet não é mais o técnico do tenista Thomaz Bellucci, o número um do Brasil no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
“Foi uma decisão de comum acordo. O Pato tem alguns projetos pessoais para o ano que vem na Espanha que o impossibilitaria de viajar durante a temporada inteira. Eu quero um técnico que me acompanhe no circuito. Então finalizamos amigavelmente o que havíamos combinado. Nosso acordo era até o final desse ano”, explicou Bellucci.
Clavet e o tenista paulista começaram a trabalhar em outubro de 2013, quando o brasileiro ocupava a 168º posição do ranking mundial. Hoje, Belucci é o 65º do mundo.
Entre os principais resultados com Clavet estão o título do Challenger de Montevidéu, final do Challenger de Orleans, as quartas de final no Rio Open e Valência e a semifinal no Brasil Open.
“Só tenho a agradecer ao Pato. Acho que juntos cumprimos o que havíamos nos comprometido. Não tive um bom primeiro semestre, mas nunca desistimos. Continuamos trabalhando, pois sabíamos que os resultados viriam e foi isso que aconteceu”, disse o brasileiro.
Belucci disse ainda que não sabe quem será seu próximo treinador, mas afirma ter preferência por um brasileiro. O atleta já está fazendo a parte física de sua pré-temporada e no começo de dezembro inicia os treinamentos em quadra.
“Estamos avaliando as melhores opções e espero já ter uma definição antes de viajar para a Oceania”, disse.
A primeira competição de Belucci em 2015 será em Auckland, na Nova Zelândia, no dia 12 de janeiro. Depois joga o Australian Open, na Austrália, no dia 19 de janeiro, Brasil Open, no dia 9 de fevereiro e Rio Open, no dia 16 de fevereiro.