RIBEIRÃO PRETO, SP – Servidores da Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (26) em protesto contra o não pagamento da parcela mensal de R$ 150 referente a um acordo de reajuste salarial incorreto durante o Plano Collor, no anos 1990.
Cerca de 400 servidores, de acordo com a direção do sindicato da categoria, interromperam os serviços no Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) e na Secretaria de Infraestrutura, que realizam serviços essenciais no município.
Os servidores ficaram reunidos em frente à unidade operacional do Daerp, na rua Pernambuco. Na garagem municipal, ligada à Secretaria de Infraestrutura, trabalhadores também cruzaram os braços em protesto contra o calote da prefeitura.
De acordo com o presidente do sindicato, Wagner Rodrigues, a maior parte dos cerca de 4.000 servidores, que têm direito ao recebimento da parcela, são do Daerp e da Secretaria de Infraestrutura.
Em nota, a prefeitura afirmou que a suspensão do pagamento do acordo atende a uma determinação judicial.
A prefeitura informou que iniciará uma apuração dos valores a serem pagos aos servidores e que prestará as devidas informações à Justiça para que o acordo possa ser homologado e os pagamentos efetuados.
Ainda de acordo com a prefeitura, a paralisação na manhã desta quarta afetou parcialmente os serviços no Daerp e na Secretaria de Infraestrutura. Nos outros departamentos, o funcionamento ocorre normalmente.
TERCEIRIZAÇÃO
Além do não pagamento do acordo, Rodrigues disse que os servidores do Daerp também protestaram contra a contratação de uma empresa terceirizada para o conserto de vazamentos de água.
Eles são contrários à terceirização dos serviços por temerem que a contratação seja o início do caminho para uma privatização do departamento.
Em nota, a prefeitura informou que o edital para a contratação da empresa já foi publicado e que o contrato deve ter validade de 12 meses para zerar a demanda que existe de conserto de vazamentos.
Após a regularização da situação, a prefeitura informou que a manutenção voltará a ser feita pelas equipes do Daerp.