Desde que o Hospital Evangélico suspendeu os atendimentos e internamentos no local, a partir da manhã de terça-feira, outros hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba começaram a ter maior demanda. No Hospital Cajuru a procura aumentou cerca de 25%. No Hospital do Trabalhador a demanda cresceu 20%.
Segundo a direção do Cajuru, o aumento foi percebido também nos casos de complexidade. A média de 140 atendimentos passou para 200.
Ontem, a A Secretaria Municipal da Saúde informou que iria notificar a direção do Hospital Evangélico para que apresentasse, em 24 horas, um plano de resolução dos problemas de falta de insumos básicos que culminaram na suspensão dos atendimentos e internamentos.
Assim que houve a suspensão das atividades, na manhã de terça-feira, a secretaria enviou ao hospital uma equipe de auditoria para verificar a ocorrência e elaborar o relatório que serve de base à notificação. Ainda ontem, a secretaria enviou e irá manter no Evangélico uma equipe de monitoramento para acompanhar a situação e garantir a assistência à população.

Todos os pacientes de procura direta deveriam necessariamente passar pela triagem do hospital. Os casos em que eventualmente ficar caracterizada desassistência seriam reportados ao Conselho Regional de Medicina  (CRM-PR). Paralelamente, a secretaria oferece suporte para que os serviços da maternidade do Evangélico sejam reabertos imediatamente.
Na terça, a equipe de auditoria da secretaria verificou que havia 239 pacientes internados no Evangélico, dos quais 30 com previsão de alta. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital funcionavam regularmente.