Diferentemente da Linha Verde Sul, a Linha Verde Norte terá a implantação de ciclovias por toda a sua extensão. Segundo a Prefeitura de Curitiba, todas as obras novas de grande porte preveem ciclovias. Inclusive, o incentivo ao uso de bicicletas, com melhorias na rede cicloviária curitiba, faz parte do Plano Diretor Cicloviário, que prevê o investimento de R$ 90 milhões para implantação de 300 quilômetros de novas vias para a circulação de bicicletas na Capital, além da recuperação dos 127 quilômetros da malha existente.
As medidas adotadas pela Prefeitura de Curitiba seguem o que foi estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/12), que estabeleceu a bicicleta como prioritária, ao lado de outros tipos não motorizados, sobre os modos motorizados, algo que já é uma tendência mundial.
De acordo com Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), o poder público pode e deve contribuir para um aumento progressivo na demanda por este modo.
No entanto, investimentos neste sentido esbarram muitas vezes na oposição de setores da sociedade, por exemplo os motoristas e comerciantes que se beneficiam dos modos motorizados, além da própria indústria automobilística.