O goleiro Vanderlei, 30 anos, é o único jogador do Coritiba que atuou nas 36 partidas do Campeonato Brasileiro de 2014. Na verdade, entre os 727 atletas que jogaram o torneio, apenas quatro ficaram todos os 90 minutos em campo em todas as rodadas. Além de Vanderlei, fazem parte dessa lista os goleiros Danilo, da Chapecoense, Fábio, do Cruzeiro, e Magrão, do Sport.

A regularidade em 2014 ajudou Vanderlei a alcançar uma marca história. No domingo, quando entrar no gramado do Estádio Independência, completará 300 jogos com a camisa do clube. Ele já é o oitavo atleta na história do Coxa em número de jogos, atrás de Jairo (410 jogos), Aladaim (402), Nilo (386), Hermes (366), Nico (350), Reginaldo Nascimento (338) e Miltinho (329).

O recordista Jairo, goleiro nos anos 70 e 80, reconheceu o mérito do atual dono da camisa um. Eu acho o Vanderlei um dos melhores goleiros do país. Ele é merecedor desse reconhecimento. Ele está em uma fase muito boa e acredito que vai dar continuidade e fazer um número mais expressivo ainda no clube, disse o ex-jogador, para o site oficial do Coritiba.

Vanderlei chegou ao Coxa em 2007, após ser campeão estadual com o Paranavaí. Você pensa em fazer história no clube, não nos números em si. Ficar sete anos no mesmo clube a gente sabe que é muito difícil nos dias de hoje, declarou o goleiro. Ele tem contrato até 2016 com o Coritiba.