Com a chegada do Natal os enfeites saem do armário e ganham novamente as prateleiras e lugar nas casas. Para deixar o ambiente mais bonito, os arranjos de flores também podem entrar no clima natalino e dar um toque mais especial.

Rafael Botto de Lacerda, proprietário da Flor do Dia, empresa especializada em design floral, conta que neste Natal a tendência europeia prioriza as cores azul e prata. Já a tendência norte americana puxa mais para o branco com toques de dourado, complementa.

Para que as flores sigam estas tendências, Rafael aconselha as hortênsias e delfínios. As hortênsias têm um azul muito especial e são fáceis de encontrar nesta época do ano. Os delfínios fazem o contraste com o azul mais forte. Caso queira priorizar o branco, temos mais opções, como as astromélias, calandivas ou lírios, que são flores fáceis de achar e que duram bastante, aconselha.

Porém, se o tradicional verde e vermelho continua sendo o favorito, o arranjo também pode seguir esta tendência. As flores amarílis vermelho, cedro verde ou espírito santo dão um clima bem natalino. Para o arranjo não ficar tão pesado, fica legal mesclar algumas flores brancas, que trazem leveza.

Outra dica é mesclar velas e enfeites natalinos no arranjo, como bolas de Natal ou pinhas. Os vasos podem variar de acordo com o estilo que pretende se dar ao arranjo. Hoje temos diversas opções. Para os arranjos mais tradicionais, os vasos de ratan ou até mesmo de porcelana combinam mais. Já se você pretende fazer um arranjo que priorize o branco, prata, azul ou dourado os vasos com espelhos e vidros tendem a dar um visual mais clean, conta o designer floral da Flor do Dia.

 

Confira abaixo como fazer um arranjo de Natal para sua casa:

– Peça de vidro, prata ou cerâmica

– Faca ou tesoura de florista

– Planta Euphorbia Pulcherrima, popularmente chamada de Espírito Santo

– Pinha pintadas de branco

 

Passo a passo:

Este é um arranjo bem simples de ser feito. Compre um vasinho da planta popularmente chamada de Espírito Santo. Ache uma peça ou um vaso maior do que o da planta e coloque o vaso de Espírito Santo dentro. Depois basta apenas ordenar as pinhas brancas de modo que cubram toda a superfície e não apareça o vaso. O ideal é que este arranjo seja regado dia sim e dia não em razão da época de calor.