MANAUS, AM – Um cinegrafista de uma afiliada do SBT em Altamira (a 906 km de Belém), no interior do Pará, sofreu uma tentativa de homicídio enquanto dormia em seu carro, na manhã de quinta-feira (27).
Lucas do Carmo Alves, 24, foi surpreendido por dois homens que dispararam dez vezes. Ele levou quatro tiros na região abdominal e passou por cirurgia.
Segundo a Polícia Civil, Alves fez plantão na delegacia na madrugada de quinta-feira e, por volta das 5h, voltou para casa. Estava sem as chaves e, para não acordar a irmã, decidiu dormir dentro do carro. Por volta das 6h30, dois homens se aproximaram em uma moto e efetuaram os disparos.
A câmera de segurança de uma clínica vizinha filmou toda a cena. “Todos os tiros foram na janela do motorista. Tudo leva a crer que foi um crime pessoal, nada relacionado ao lado profissional”, diz o chefe da Superintendência Regional do Xingu, Rodrigo Leão.
Já a associação de imprensa de Altamira acredita em motivação relacionada ao trabalho dele. “Os dois suspeitos de moto o ameaçaram na noite anterior ao crime, e ele já havia sido ameaçado antes”, afirma Wilson Soares, presidente da associação.
Ainda segundo o jornalista, Alves recebeu ameaças ao filmar a prisão de um criminoso há dez dias. “O irmão desse rapaz que foi preso fez essas ameaças. Os colegas que estavam no local viram e filmaram”, disse Soares, que divulgou nota em que repudia o atentado e pede medidas de segurança urgentes ao governo estadual.
Para o delegado, esta é apenas uma das linhas de investigação. “A própria vítima deve nos esclarecer as circunstâncias”, disse Leão.
Alves continua hospitalizado em Altamira, mas não corre risco de morrer. O cinegrafista deve ser ouvido pela polícia ainda nesta sexta-feira (28).
Os dois homens de moto ainda não foram identificados.