Araucária é uma das cidades sedes do Projeto Clube Educacional da Bicicleta. A entrega das bicicletas aconteceu na quarta-feira (26), no Parque Cachoeira. A Prefeitura de Araucária, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), firmou convênio com a Federação Paranaense de Ciclismo e a cidade recebeu equipamentos para o incentivo à prática da modalidade esportiva.

Ao todo, o município recebeu 20 bicicletas, 20 coletes e 20 capacetes. O projeto, que foi aprovado em virtude de Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, desenvolvido pela Project Gestão Esportiva e a captação de recursos foi feita pela Federação Paranaense de Ciclismo, que por sua vez fez a aquisição do material e disponibilizou para as cidades interessadas. A Prefeitura de Araucária disponibilizará o espaço para as aulas do projeto, que atenderá, inicialmente, um total de 100 crianças, divididas em cinco turmas de 20 alunos.

Na entrega do material estiveram presentes o diretor administrativo da Federação Paranaense de Ciclismo, Paulo Correa, o ciclista Evandro Portela, o coordenador do projeto Luis Gustavo Nicolotti, o secretário da SMEL/ Araucária, Olizandro Junior e o diretor-geral da SMEL, Idu Blaszczak.

Em busca do fortalecimento do ciclismo como lazer e esporte educacional, o objetivo do Clube Educacional da Bicicleta é direcionar e desenvolver as crianças com suas habilidades adquiridas nas atividades dos circuitos montados ao ar livre.

Durante o trabalho são realizados circuitos com obstáculos para que desenvolva a coordenação motora das crianças, adjunto do ensinamento das Leis de Trânsito para conscientização da bike como meio de transporte na cidade, explicou Nicolotti.
O lançamento do Projeto no município fica a cargo da SMEL, que está estudando uma data e providenciando horários para as turmas. Na base do projeto, o Clube Educacional da Bicicleta é direcionado para crianças de 7 a 12 anos.