MANAUS, AM – Cinco pessoas foram feridas a tiros em um conflito entre índios tembés e agricultores de fazendas na reserva indígena Alto Rio Guamá, próximo ao município de Garrafão do Norte, no interior do Pará, na segunda-feira (1º). Os cinco feridos são colonos das fazendas, e ninguém corre risco de morte.
Em setembro, a Justiça determinou a desocupação daquela terra indígena, onde agricultores vivem há mais de três décadas. No entanto, a desocupação ainda não ocorreu, o que tem motivado a insatisfação dos indígenas.
Houve troca de tiros no local. Segundo relato de moradores à polícia, os tembés iniciaram o conflito, que reuniu cerca de 200 pessoas, após eles tentarem capturar animais das fazendas. A reserva indígena tem 279 mil hectares, mas apenas 9.000 hectares estão em disputa entre índios e as famílias de colonos.
A Polícia Federal instaurou inquérito e enviou equipes até o local para tentar acalmar os ânimos. Entre os feridos há um adolescente de 16 anos.
Há 20 dias, o Ministério Público Federal recomendou ao Incra que as famílias sejam retiradas com urgência da área indígena, para evitar novos confrontos.