A unidade própria do Armazém da Família de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi reaberta na manhã deste sábado (06). Inicialmente, 2 mil famílias já cadastradas serão beneficiadas pelo serviço, mas a prefeitura do município vizinho afirma ter capacidade para atender até 20 mil famílias. O novo Armazém é resultado de parceria entre as prefeituras de Almirante Tamandaré e de Curitiba, que gerencia o serviço por meio da Secretaria Municipal do Abastecimento.

A prefeitura de Tamandaré está fazendo o cadastro de famílias interessadas. O principal critério para se inscrever naquele município é ter renda familiar mensal, somados os rendimentos de todos os integrantes, de até dois salários mínimos (atualmente, R$ 1.456,00).

O convênio e toda a logística oferecidas pela Prefeitura de Curitiba permitem às famílias de baixa renda da Região Metropolitana, de prefeituras vizinhas conveniadas, ter acesso ao programa curitibano. As famílias atendidas pelo Armazém podem obter uma economia de, no mínimo, 30% em relação ao comércio convencional, já que o programa não visa lucro. Sem essa parceria não seria possível fazer a inauguração do armazém. O Armazém da Família é importante principalmente para as famílias de baixa renda do município, que terão acesso a produtos de qualidade e preços baixos, enfatizou o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira.

Convênios

Para garantir o benefício à população de baixa renda, o convênio prevê que toda logística (compra de produtos, treinamento de servidores de municípios conveniados, programas de gerenciamento informatizados e servidores envolvidos no trabalho na capital) são executadas pela Secretaria do Abastecimento de Curitiba. Esta é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet: fazer a integração e levar os programas sociais, neste caso do Abastecimento, também às famílias de baixa renda da Região Metropolitana, afirmou o secretário municipal do Abastecimento de Curitiba, Aldo Fernando Klein Nunes.

Além da atuação direta da secretaria do Abastecimento, os convênios com a região metropolitana são efetivados com o apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (Smam). A parceria da Prefeitura de Curitiba com Almirante Tamandaré reforça a disposição da gestão em adotar ações de integração metropolitana. O Armazém da Família é um programa de sucesso que garante a segurança alimentar e coloca gêneros alimentícios e produtos de limpeza com valores até 30% abaixo do valor de mercado, dando assim a possibilidade de maior poder de compra as famílias de baixa renda na Região Metropolitana, reforçou o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado.

A Smam trabalha para implementar políticas públicas de desenvolvimento do Município de Curitiba em conjunto com os demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba, a exemplo de Almirante Tamandaré, que também mantêm parcerias no transporte integrado, no Consorcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos e no Armazém da Família.

Curitiba é referência na implantação e gerenciamento do Armazém da Família para muitas cidades. Esta gestão quer que Almirante Tamandaré seja referência na Região Metropolitana, com a mesma qualidade de produtos e atendimento à população, enfatizou o prefeito de Tamandaré, Siqueira. A prefeitura de Tamandaré é responsável pelo custeio do prédio em que está instalado o armazém, de servidores necessários ao trabalho e transporte dos produtos de Curitiba a Tamandaré.

Atualmente, sete municípios (Bocaiúva, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Agudos do Sul, Pinhais e Almirante Tamandaré) possuem unidades próprias e mantém o convênio com a Prefeitura de Curitiba. Apenas Campo Magro ainda utiliza a estrutura física curitibana, que é formada por 32 Armazéns da Família, que disponibiliza aos beneficiários cerca de 220 itens. A Secretaria do Abastecimento de Curitiba é responsável pela compra dos produtos que abastece não só a rede de armazéns curitibana como também para os armazéns da Região Metropolitana, o que permite oferecer produtos com preços mais acessíveis.