O alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya, dez com que a Prefeitura de Maringá entrasse em estado de alerta. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (08), o município do norte do Paraná está com índice de infestação de 1,9%, quase o dobro do considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 1%.

Segundo a Secretaria de Saúde, um levantamento feito em setembro havia apontado que o índice era de 0,4%. Portanto, a medição feita entre os dias 24 e 28 de novembro registrou um aumento de quase cinco vezes. O levantamento considera o número de focos encontrados a cada 100 residências visitadas.

De acordo com o Secretário Antonio Carlos Nardi, o novo levantamento causa preocupação. O apelo é para que os moradores tomem os devidos cuidados com água parada, principalmente com lixo e outros resíduos no quintal. Oitenta empresas, inclusive, já foram intimadas a produzir e apresentar um plano de gerenciamento para prevenção e controle de dengue, segundo informações do portal G1.

Os bairros com situação mais crítica, conforme o levantamento, são ardim Olímpico, Montreal, Mandacaru e Mandacaru II, com infestação de 4,2%, considerada de alto risco. Em seguida aparecem os bairros Lea Leal, Branca Vieira, Oásis e Pinheiros, com 3,3%, e Parque Residencial Aeroporto, Porto Seguro e Vila Nova, com 2,9%, índices considerados de médio risco.