O mercado automotivo está motivado neste final de ano com as montadoras querendeo desovar os estoques a custo do final dos descontos do IPI que chega a ser um grande motivador para as compras. Mas não é hora do consumidor esperar, pois, não sabemos o que poderá vir em janeiro. A ANFAVEA vai esperar vender para depois começar a pressionar o governo para voltar a oferecer descontos no imposto.


Lojas abertas
As concessionárias de veículos da Grande Curitiba estarão abertas, facultativamente, nos dias 14 e 21 de dezembro, com o intuito de atender a demanda de clientes para o período natalino. As datas de aberturas aos domingos estão previstas no calendário firmado com o sindicato dos empregados do setor. As concessionárias e montadoras estão com grandes parcerias, oferecendo taxas e promoções atrativas para o consumidor, negociadas juntos aos bancos de montadoras e financeiras.


Concurso Toyota
A fase de inscrições da terceira edição do Toyota Dream Car Art Contest, concurso infantil de desenho, entra em sua reta final. Os interessados têm apenas até a próxima segunda-feira, dia 15, para efetuar o cadastro pela internet, acessando o endereço: www.toyotadreamcar.com.br. Os participantes poderão entregar seus trabalhos por correspondência no endereço descrito no regulamento ou em qualquer concessionária Toyota no Brasil também até o limite da data de inscrições. O concurso objetiva estimular a criatividade e trabalhar a educação no trânsito junto aos jovens.


Motos com ABS
A resolução 509/2014 do CONTRAN tornam obrigatórios os freios com sistema antitravamento ABS para motos de 300 centímetros cúbicos em diante. Os modelos até 299 cc terão de receber o sistema CBS, sigla em inglês para freios combinados, em que o acionamento do freio de uma das rodas faz atuar a outra também. A resolução será aplicada de forma escalonada, como ocorreu com a adoção de airbags e ABS para os automóveis. A partir de 1º de janeiro de 2016, 10% das motos produzidas ou importadas terão de receber o sistema CBS ou ABS, conforme a cilindrada. Em 2017, 30% terão de receber um dos sistemas; em 2018 serão 60% das motos até a implantação total de um ou outro dispositivo a partir do dia 1º de janeiro de 2019.


Freios CBS
As motos equipadas com CBS, o acionamento do freio de uma das rodas (em regra a traseira) resulta também na atuação do freio da outra roda. Um teste do Instituto Mauá feito com motos Honda CG 150 Titan a 60 km/h mostrou que o CBS pode encurtar a distância de frenagem em pelo menos 2,5 metros no caso de pilotos experientes até 14,1 metros se esses motociclistas forem inexperientes e frearem apenas com a roda de trás até travá-la.