As provas do Vestibular de Verão 2015 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acontecem no domingo e na segunda-feira (14 e 15). São 8.752 candidatos que irão disputar 740 vagas ofertadas nos 38 cursos da instituição. Para o sistema de cotas estão reservadas 40% das vagas. As provas serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

O processo de seleção está dividido em três fases. No domingo (14), serão aplicadas as provas de conhecimentos gerais (1° etapa) e redação (2° etapa). No dia seguinte (15), serão realizadas as provas vocacionadas (3° etapa). A divulgação dos gabaritos acontece na terça-feira (16), pelo site da instituição, e o resultado final será divulgado em 16 de janeiro de 2015.

Segundo o coordenador-geral da Comissão Permanente de Seleção (CPS), Ivo Mario Mathias, o indicado é que o aluno leve em média de 3 a 4 minutos para responder cada uma das questões objetivas e que use o restante do tempo para a redação e preenchimento do cartão resposta. Para a terceira etapa, na segunda-feira, o mesmo tempo deve ser usado para responder as questões das provas vocacionadas.

PROVAS – Nos dois dias os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 14h e fecharão às 15h, com início das provas às 15h30. O candidato deverá comparecer ao local com a ficha de inscrição – que devem trazer, colados, uma foto 3×4 recente e a fotocópia do documento de identificação – e o original do documento oficial de identificação (com foto). Essa documentação é imprescindível. Sem ela o candidato infelizmente não poderá realizar a prova, orienta Ivo Mario Mathias, da CPS.

Do total de inscritos 49,3% dos candidatos são de Ponta Grossa. Castro aparece com 538 candidatos; Curitiba, 326; Palmeira, 233; Carambeí, 191; Irati, 141; Imbituva, 138; Telêmaco Borba, 137; Maringá, 125; e Piraí do Sul, com 104 inscritos.

CONCORRÊNCIA – O curso de Medicina continua em destaque, sendo o mais concorrido neste vestibular. São 1.572 inscritos para 15 vagas ofertadas. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficam os cursos de Engenharia Civil com 34,5 candidatos por vaga e Direito Noturno, com concorrência de 26,6 candidatos por vaga.