O Complexo Turístico Itaipu já está pronto para a alta temporada de visitação, que começa nesta sexta-feira (19) e prossegue até a Quarta-Feira de Cinzas, que em 2015 cai no dia 18 de fevereiro. Para isso, ampliou o número de funcionários e reforçou a frota de ônibus que atendem os visitantes.

A expectativa é que o movimento deste final de ano, entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, seja superior em cerca de 2% ao do mesmo período de 2013. A gerente geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jurema Fernandes, estima que nas duas semanas, de Natal e Ano Novo, mais de 40 mil pessoas visitem a usina, numa média diária de quase 3 mil visitantes atendidos.

Ampliação

Para atender à demanda do período de férias, que só se encerra no Carnaval, o CTI ampliou de sete para dez o número de ônibus que transportam os turistas, o que também exigiu a contratação de mais funcionários. Além de motoristas e monitores, foram contratados dez atendentes, todos formados pelo Trilha Jovem, projeto que capacita e insere jovens no mercado de trabalho do setor de turismo.

Essa ampliação possibilitará dobrar a capacidade de atendimento nos horários de maior movimento, principalmente para a Visita Panorâmica, a mais procurada pelos visitantes, que tem saídas a cada meia hora. Já o número de saídas diáriasda Visita Especial, que permite conhecer o interior da Barragem de Itaipu, foi ampliado de oito para dez todos os dias.

Efeito Leminski

Mesmo com a maior procura no final do ano, o movimento deverá fechar o ano com queda de 16%, principalmente porque a comparação leva em conta os números da Exposição Múltiplo Leminski, que em 2013 permitiu acesso gratuito a centenas de pessoas ao Ecomuseu, um dos atrativos do Complexo

Turístico Itaipu.

No ano passado, o número de visitantes a todos os atrativos somou 586.307 pessoas, enquanto para este ano a previsão é de 442.816 visitantes, dos quais 86% provenientes do Brasil, 3% de países do Mercosul e 11% de outros países. Além do efeito Leminski, Jurema Fernandes atribui a queda do número de visitantes, em 2014, a outros dois fatores: o baixo número de feriados prolongados e a realização da Copa do Mundo, que fez a grande maioria dos turistas brasileiros cancelar ou adiar as viagens das férias de julho.

Otimismo

E é exatamente na comparação com 2014 que há grande expectativa do setor turístico de Foz do Iguaçu para 2015. Jurema diz que há essa possível demanda reprimida de viagens e um cenário de feriados prolongados. E lembra: Historicamente, anos com feriados prolongados tendem a ser muito positivos.

O calendário de 2015 é mesmo generoso com os feriados. O feriado de Tiradentes, 21 de abril, será numa terça-feira; o Dia do Trabalho (1º de maio), sexta-feira; Corpus Christi (4 de junho), quinta-feira; a Independência do Brasil (7 de setembro), segunda-feira; a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), segunda-feira; e o dia de Finados (2 de novembro) também cai numa segunda-feira.

Atrativos

O Complexo Turístico Itaipu compreende os seguintes atrativos: Visita Panorâmica, Circuito Especial, Test Drive Veículo Elétrico, Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), Ecomuseu, Iluminação da Barragem e Polo Astronômico. Neste ano, uma nova atração passou a fazer parte do circuito turístico: o passeio de Kattamaram, pelas águas do Lago de Itaipu.

Mais informações sobre o turismo na Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).