MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF- À frente da Secretaria-Geral da Presidência desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff, o ministro Gilberto Carvalho confirmou nesta quinta-feira (18) que assumirá o Conselho Nacional de Administração do Sesi (Serviço Social da Indústria) a partir de fevereiro do próximo ano. Miguel Rossetto, ministro do Desenvolvimento Agrário, o substituirá no Planalto.
Segundo Carvalho, a transição com Rossetto já está acontecendo e “está indo muito bem”. A indicação do colega ainda não foi oficializada pela presidente Dilma Rousseff, o que deve acontecer nos próximos dias, antes da posse presidencial que acontecerá em 1º de janeiro.
“Estou muito feliz com a vinda do Rossetto. Ele tem condições não só de dar conta, mas de ampliar o trabalho feito aqui”, afirmou Carvalho, que disse ser amigo do seu substituto desde a década de 1980.
Há 12 anos no Palácio do Planalto, oito deles como chefe de gabinete do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Carvalho indicava, desde o final da campanha eleitoral, que gostaria de deixar a pasta no final do ano.
Como ministro, ele foi o responsável pelo diálogo e articulação política com os movimentos sociais durante a gestão Dilma. Ele substituirá Jair Antônio Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi há nove anos. O cargo faz parte da cota de indicações políticas do governo.
Ligado a Dilma, Rossetto atuou como um dos principais coordenadores da campanha à reeleição e era dado como certo a algum cargo palaciano no seu próximo governo.
Para Carvalho, sua saída do ministério lhe dará mais tempo para que possa voltar a atuar dentro do PT, junto a um esforço que o partido pretende fazer de se recompor frente ao envolvimento de alguns integrantes em denúncias de corrupção.
Carvalho avalia que é importante que o partido reconstrua a sua base e lidere algumas questões nacionais como a reforma política.