A Via Calma da Avenida Sete de Setembro recebeu nesta quarta-feira (17) uma intervenção do coletivo curitibano Criatipos, que pintou a frase Uma Cidade para Todos no asfalto da canaleta do ônibus, próximo da esquina da Rua Coronel Dulcídio.

A intervenção faz parte de um projeto que os designers Christina Pagnoncelli, Cyla Costa, Edmilson Coan e Jackson Aires e o fotógrafo Ricardo Perini desenvolveram para a participação na Bienal Brasileira de Design 2015, que acontece em maio do próximo ano em Florianópolis.

O grupo foi convidado pela Bienal para fazer um pôster com o tema ‘Design para Todos’. Foram selecionados designers de todo o país para criar um cartaz que exemplificasse esse conceito universal de design. Em nossos trabalhos, gostamos de experimentar, aprender e valorizar o que temos em Curitiba. E por isso decidimos pela intervenção na Via Calma, um bom exemplo para o Brasil de urbanidade e mobilidade urbana que deve ser incentivado. É um sistema que funciona e deve ter a adesão da população, pois só tem a melhorar nossa convivência na cidade, diz Pagnoncelli.

A intervenção foi realizada pelos artistas nas madrugadas de terça (16) e quarta-feira, com liberação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). A pintura de 10 metros por 20 metros foi feita com tinta acrílica a base de água e deve permanecer na via por cerca de dois meses.

Além do cartaz, que será exposto em diversos locais da capital catarinense – Trapiche da Beira Mar Norte, Parque dos Coqueiros, Jardim do Palácio Cruz e Souza e Ribeirão da Ilha –, o Criatipos também está produzindo para a Bienal fotos e um vídeo que mostram todo o processo de concepção e realização do projeto

O coletivo foi formado há pouco mais de um ano e cada designer trabalha com especialidades diferentes, entre elas tipografia, ilustração, caligrafia e lettering. Em 2014, o grupo criou um mural em Nova Iorque em homenagem ao poeta curitibano Paulo Leminski.