Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná, que estavam em greve desde o último dia 15, colocaram fim à paralisação nesta sexta-feira (19) após uma Assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep). O atendimento volta ao normal na segunda-feira (22) nas 101 unidades do Detran e nos postos descentralizados da autarquia.

Durante a greve, deslocamos servidores para o interior do Estado a fim de garantir o atendimento nas unidades mais prejudicadas e trabalharemos para normalizar os processos. Neste período de fim de ano o movimento aumenta e o cidadão paranaense não deve ser prejudicado em hipótese alguma, garante o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O Detran remanejou funcionários, contando principalmente com os servidores estatutários que ocupam as Funções Comissionadas de Confiança, criadas em 2012 para formar um corpo gerencial e, assim, transferir a gestão das Ciretrans aos funcionários de carreira.

Vale lembrar que qualquer problema sentido pelo usuário pode ser comunicado à ouvidoria do Detran, no site www.detran.pr.gov.br/ouvidoriaonline.

Outra orientação é que candidatos à primeira habilitação que não conseguiram fazer testes práticos ou teóricos, em decorrência da paralisação, procurem os Centros de Formação de Condutores em que estão matriculados para reagendar os exames. Nestes casos, não haverá cobrança de nova taxa.

GREVE: A paralisação dos servidores do Detran durou 5 dias e cerca de 20% dos estatutários aderiram à greve. A principal reivindicação da categoria está relacionada ao processo de criação do Quadro Próprio, que conta com a participação dos estatutários e a comissão formada por eles tem dois integrantes do Sisdep, com reuniões constantes.

A diretoria assumiu o compromisso com a criação do quadro e trabalhou incansavelmente para que o processo chegasse ao estágio que se encontra: na Coordenadoria Técnica Legislativa, da Casa Civil, para redação da mensagem do Executivo a ser encaminhada à Assembleia Legislativa. A preocupação do Detran e do Governo sempre foi que o texto não possa prejudicar a instituição e seus funcionários no futuro.