SÃO PAULO, SP – Os quatro afegãos repatriados pelos Estados Unidos do centro de detenção de Guantánamo (Cuba) chegaram a Cabul para se reencontrar com suas famílias, depois de se submeterem a uma exame médico, informou neste domingo (21) o representante do Alto Conselho de Paz do Afeganistão, Mohammed Amin Waqad.
Waqad afirmou que os libertados “passaram mais de uma década na prisão, poderiam ter estresse psicológico e precisarão de um tempo para se prepararem para uma vida normal” com seus familiares, com os quais não tiveram contato neste tempo.
Waqad assegurou que todos eles não têm acusações de crimes no Afeganistão e inclusive o governo afegão poderia proporcionar-lhes segurança e meios de subsistência.
“Esperamos que este passo seja efetivo para conversas de paz com os talibãs, que é uma reivindicação e um direito dos afegãos”, asseverou.
Os libertados são Mohammed Zahir, da província de Ghazni; Shawali Khan, de Zabul; Abdul Gani, de Kandahar; e Khyali Gül de Khost, que foram detidos após a queda do regime talibã no país asiático.
Os afegãos, que têm entre 40 e 50 anos, foram presos em seu país entre 2002 e 2003 sob suspeita de terem ligações com o Taleban e a Al-Qaeda. Desde de que foram presos, seus advogados dizem que não há provas suficientes para condená-los.
PROMESSA
Com as transferências recentes, incluindo a de seis presos para o Uruguai no início deste mês, a população de detentos de Guantánamo foi reduzida a 132 pessoas, das quais 63 são avaliadas pelo governo americano como “libertáveis” e 15 como de “alta valor” -entre eles o suposto autor intelectual dos atentados de 11 de setembro Jalid Sheij Mohamed.
A transferência dos presos foi vista com um possível passo em direção à desativação da prisão americana, promessa de campanha do presidente Barack Obama há seis anos. Quando concorreu à presidência dos EUA pela primeira vez, Obama disse que a prisão deveria ser fechada porque prejudicava a imagem do país no resto do mundo, mas não foi capaz de fazê-lo em parte por causa dos obstáculos colocados pelo Congresso norte-americano.