Durante o lançamento da Operação Verão Paraná 2014/2015, na quinta-feira passada, o governador Beto Richa realizou a entrega de três módulos móveis para a Defesa Civil e seis postos móveis e 13 camionetas para o BPRv, para fortalecer as atividades policiais nas rodovias estaduais. Para apoiar o Corpo de Bombeiros e o efetivo da Polícia Militar, o Batalhão de Operação Policiais Militares Aéreas – antigo Grupamento Aero-Policial Resgate (Graer) – disponibilizou helicóptero que vai realizar trabalhos que vão desde fiscalização e patrulhamento aéreo até resgate de vítimas de trânsito e afogamento.

Os bombeiros também contam com motocicletas, lanchas, barcos infláveis, ambulâncias, moto-aquáticas entre outros para melhor atender a população.

As unidades especializadas da PM como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Regimento de Polícia Montada (RPMon) e a Ação Integrada de Fiscalização Urbana, além do Serviço Reservado, também realizam ações específicas e operação pontuais.

Na areia, além do sol e do mar, os pais encontrarão duplas de policiais que distribuirão pulseirinhas para as crianças, nas quais serão colocados o nome dos pequenos e o telefone de um responsável. Além da pulseirinha, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar está em toda a extensão do litoral com 99 postos guarda-vidas, equipamentos e com guarda-vidas para evitar afogamentos e desaparecimentos.