SÃO PAULO, SP – Os donos de veículos usados registrados no Estado de São Paulo já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2015 em toda a rede bancária autorizada nesta segunda-feira (22). A secretaria da Fazenda informa que todo o sistema funciona normalmente nesta manhã.
A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo (esse número está no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o documento de porte obrigatório).
Segundo a assessoria de imprensa da Fazenda, o contribuinte que desejar também pode realizar o pagamento do imposto com antecedência. Todos os bancos credenciados estão habilitados ao recebimento.
Quem pagar em cota única, em janeiro, terá desconto de 3% (esse pagamento é vantajoso, porque não há aplicação financeira que renda esse percentual em apenas um mês).
Em fevereiro, o pagamento também poderá ser feito de uma só vez, mas sem o desconto. Em parcelas, o pagamento poderá ser feito entre janeiro e março.
AVISOS
A Secretaria da Fazenda iniciou neste final de semana o envio de cerca de 16,5 milhões de avisos de vencimento do IPVA do próximo ano. O aviso é apenas um lembrete (não é boleto nem guia de pagamento) e traz informações sobre o valor do imposto.
Os contribuintes que não receberem o aviso devem acessar o site da Fazenda partir de janeiro de 2015 para obter informações sobre o IPVA. Mesmo sem o recebimento do aviso, o imposto é devido e deve ser pago no vencimento, conforme o calendário do imposto.
Somente a partir de 2015 será possível antecipar o licenciamento anual dos veículos. Para tanto, deverão ser quitados integralmente todos os débitos sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento, o valor do seguro obrigatório (o DPVAT) e, se for o caso, multas de trânsito.