DIMMI AMORA
BRASÍLIA, DF – Protesto promovido pelo Sindicato dos Aeroviários, pessoal que trabalha nos aeroportos, atrasou 12 dos 94 voos que partiram de Brasília na manhã desta segunda-feira (22).
Primeiro, os manifestantes fecharam pistas que dão acesso à unidade e, com a chegada da polícia, se deslocaram para um protesto em frente aos balcões de check-in, onde dificultavam o acesso dos passageiros. Com isso, se formaram filas maiores no embarque e as companhias tiveram que aguardar a chegada dos passageiros.
Segundo nota da Inframérica, companhia que administra o aeroporto, as equipes para auxiliar os passageiros no embarque foram reforçadas e foi necessário disponibilizar ônibus para buscar os passageiros que ficaram presos no bloqueio.
Desde 28 de setembro, os aeroviários estão negociando com as companhias aéreas o reajuste de 11% para salário e benefícios, além de piso salarial para quem trabalha no check-in e auxílio creche, entre outras solicitações.
Segundo André Luiz Carvalho da Silva, diretor do sindicato, as companhias querem dar apenas a reposição da inflação de 6,33%, o que já tinham feito no ano passado. Ele afirmou que o sindicato patronal não está disposto a negociar o que levará a categoria a votar na próxima assembleia um indicativo de greve geral. “Não vamos aceitar pelo segundo ano seguido apenas a reposição da inflação”, afirmou Silva.
Os aeroviários já haviam protestado na semana passada no aeroporto Santos Dumont (RJ). O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) disse, em nota, que o setor atravessa momento difícil, que continua negociando e que as empresas já anteciparam a correção dos salários pelo índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), de 6,33%.