SÃO PAULO, SP – Após o incêndio que destruiu parte do Shopping 25 Brás na rua Barão de Ladário, no Brás, as lojas do estabelecimento permanecem interditadas na manhã desta segunda-feira (22).
De acordo com os bombeiros, equipes ainda trabalham no local, mas o fogo já foi controlado. As lojas foram interditadas e uma equipe de perícia foi chamada até o local. Segundo a Polícia Militar, não houve vítimas e as causas do incêndio serão investigadas.
Do lado de fora do shopping, a polícia isolou a área e vários comerciantes aguardam a liberação para verificar seus prejuízos. Durante o trabalho dos bombeiros, vários lojistas esperavam sentados no meio-fio da rua Miller para poder contabilizar os prejuízos.
Um comerciante de origem libanesa, que não quis se identificar, reclamava na madrugada desta segunda da falta de informações. Ele e parentes têm quatro lojas no shopping atingido pelo fogo.
O incêndio começou por volta das 20h deste domingo (21) e se alastrou para os fundos de lojas vizinhas na rua Miller. Os bombeiros tiveram que arrombar as portas de muitas lojas para apagar o fogo.
Ao menos 96 homens do Corpo de Bombeiros se dividiram em duas frentes de combate ao incêndio nas ruas Barão de Ladário e Miller. No total, 30 carros dos bombeiros e dois caminhões pipa da Prefeitura de São Paulo foram enviados ao local do incêndio.
A Sabesp foi acionada para efetuar manobras de água, fechando alguns registros e direcionando a água para a região do incêndio para aumentar a vazão e pressão dela. Técnicos da Eletropaulo também estiveram no local para desligar a energia elétrica das lojas atingidas.
Os bombeiros disseram que a maior dificuldade no combate ao incêndio foi a grande quantidade de material inflamável como estoques de roupas e tecidos.
Segundo o tenente-coronel Sérgio Moretti, do Corpo de Bombeiros, somente após o término do rescaldo é possível fazer a contagem da área atingida. “A frente das lojas não foi atingida pelo fogo, mas a parte dos fundos foi tomada pelas chamas e o telhado caiu”, disse.