SÃO PAULO, SP – A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta segunda-feira (22) diminuiu e o CGE (Companhia de Engenharia de Tráfego), da prefeitura, retirou a capital paulista do estado de atenção para alagamentos por volta das 17h20. Apesar disso, ainda havia um ponto de alagamento e trânsito acima da média às 18h.
Segundo o CGE, as áreas de instabilidade vieram do interior do Estado e foram formadas pelo calor e umidade, mas já se deslocaram para o ABC paulista. Ao todo, o estado de atenção durou uma hora. Nesse período, ocorreram rajadas de vento no aeroporto de Congonhas (zona sul) de até 48,1 km/h, e no Campo de Marte (zona norte) de até 35,1 km/h.
Por volta das 17h50, a cidade não estava mais em estado de atenção, mas havia um ponto de alagamento transitável na marginal Pinheiros, altura da ponte Eusébio Matoso, pista expressa, sentido Castello. O trânsito também estava acima da média. Eram 129 km de filas, o que corresponde a 14,8% dos 868 km de vias monitoradas – a média é de 11,2%.
A pior via da cidade em congestionamento era a marginal Tietê, com 18,3 km de retenção, na pista expressa, sentido Ayrton Senna, desde a Atilio Fontana até a ponte Aricanduva. Na pista local havia mais 16,2 km de filas, entre a ponte da Freguesia do Ó e a Imigrante Nordestino.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o trânsito ficou complicado na cidade, na tarde desta segunda, por conta da chuva e de um acidente na rodovia Fernão Dias, que afetou a via Dutra e a marginal Tietê.
A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, informou que há lentidão nas duas vias por conta de alagamentos em trechos fora da área de concessão. Na Anchieta, a retenção estava entre o km 63 e o km 65, e na Imigrantes estava entre o km 62 e o km 65 e entre o km 70 e o km 65.
Segundo o CGE, houve chuva nos sistemas Cantareira e Alto Tietê, que estão em estado crítico. As precipitações foram moderadas e fortes em alguns pontos. O balanço de quanta chuva ocorreu e como isso alterou o nível das represas são será informado, pela Sabesp, nesta terça (23).
Nos últimos dias, as chuvas conseguiram quebrar uma sequência de queda do nível do reservatório Cantareira, que agora permanece estável há três dias, com 6,7% de sua capacidade. O Alto Tietê ficou estável no domingo, mas voltou a registrar queda nesta segunda, atingindo 10,1%.