O feriado de Natal e Ano Novo mais para o fim de semana que no começo, fez com o movimento nas estradas do Paraná tivessem um comportamento difetente de outros anos, como tráfego intenso em todos os dias desde o final de semana que antecedeu o Natal. Como exemplo, as BRs 277 e 376, que levam aos litorais do Paraná e Santa Catarina, apresentaram movimento alto e equivalente nos dois sentidos praticamente, todos os dias.

Os acessos de saída e chegada a Curitiba tiveram movimento constante por conta dos motoristas que retornavam do feriado de Natal quanto daqueles que seguiam para o de Ano Novo.

Na véspera do Natal, o pico de trânsito foi registrado um volume de 1.400 carros por hora e sem rentenção. Quem desceu para o litoral enfrentou um pouco de lentidão, mas por pouco tempo, por conta de um acidente entre o km 40 e km 44. Além dos acidentes, o tráfego ficou lento por causa da quantidade de carros e pela chuva que se fez presente em todos os dias.

O movimento mais intenso começou no sábado anterior, dia 20, e deve seguir até o fim de ano, segundo previsão das concessionárias de rodovias. Durante todo o fim de semana anterior ao Natal, a BR-376 recebeu 48 mil veículos — o que representa 45% a mais do que em dias normais.