A área de RH tem um papel fundamental no processo de implantação da educação executiva na empresa. Para que essa formatação do programa aconteça da melhor forma, em primeiro lugar, o RH precisa estar consciente e convencido da sua importância estratégica no processo de geração de valor para os clientes de sua empresa.


Áreas estratégicas e prioritárias

O próximo passo é identificar as áreas estratégicas e prioritárias que merecem e precisam da sua imediata atenção. Depois, um analista sênior de RH deve acompanhar as atividades dos colaboradores das áreas-chave e também entrevistá-los, visando identificar as suas reais necessidades de aperfeiçoamento profissional (explícitas e implícitas). A partir desse ponto, o RH deve procurar uma instituição de ensino com tradição, reputação, de reconhecida capacidade – tanto pelo mercado como pela sociedade – e inovadora, e começar a desenhar e customizar um curso específico para atender a sua empresa com grande probabilidade de sucesso.


Comprometimento do público envolvido

Outros pontos importantes são: funcionários conscientes sobre a importância do curso no seu desenvolvimento profissional e comprometidos com o aprendizado; que o curso seja ministrado longe do local de trabalho (mesmo que tenha que ser dentro da empresa); e que o funcionário assuma parte dos custos do investimento (pelo menos 10% do valor).


Desenvolvimento gerencial liderado pelo RH

Nessa esteira, o RH deve assumir a liderança explícita desse processo e desenhar com os gestores internos os requisitos para esse programa, negociando com a instituição de ensino soluções de interesse para o que a organização deseja. Na prática, quanto mais estratégico o RH é, mais fácil é o desenvolvimento de um programa de educação executiva que faça sentido e dê retorno para a organização. Os melhores programas de educação são aqueles que trabalham os vários níveis da organização: gerencial e técnico, e não apenas executivo. Essa é a chave do desenvolvimento das lideranças nas empresas.


Alguns passos para a educação executiva:

Defina o público-alvo; Realize um levantamento de necessidade de competências que precisam ser desenvolvidas nos colaboradores que compõem o público-alvo; Defina quais metodologias são relevantes para o desenvolvimento das competências levantadas; Defina quais itens precisam ser customizados para maior aderência do curso a ser desenvolvido; Estabeleça as formas para medir o conhecimento desenvolvido e retido após o cursos; Elenque formas de fazer o conhecimento desenvolvido no curso ser utilizado no dia a dia da organização; Formule como medir o retorno sobre o investimento (ROI).
Com a equipe de redação do SalárioBR

 


Curtas

* O profissional Ronie Pires é o novo diretor de mercado da RICTV, do Grupo RIC Paraná. Com ampla vivência em cargos de direção e gestão de marketing e vendas, Ronie atua no mercado há 25 anos. O executivo é, também, presidente da ADVB-PR há quatro anos, onde atuou como vice-presidente pelo mesmo período, sendo responsável pela elaboração e execução do Prêmio Top de Marketing. Formado em Ciências Econômicas, Ronie possui pós-graduação em Marketing, especializações em gestão de pessoas e projetos e formação de CEO/Diretores Gerais em Barcelona.

* Esquinas de grandes metrópoles ou lugares remotos do interior são alguns dos exemplos de espaços que se tornaram conhecidos pela Literatura. Entre os escritores brasileiros, destaque para Machado de Assis, ligado ao Rio de Janeiro da mesma forma que Guimarães Rosa está ligado aos sertões mineiro e baiano. Para o curitibano Cezar Tridapalli, também é inevitável citar sua cidade no enredo dos romances, pois, segundo ele, é o espaço que do planeta que melhor conhece.

* Livro para motivação no trabalho: A Arte de Fazer Acontecer. As orientações do autor são no sentido de aumentar a produtividade e diminuir o estresse. Este livro ensina práticas de gestão de tempo modernas que auxiliam a redução do stress e a colocar foco em resultados, diz a coach Mariella Gallo. Autor David Allen. Editora Elesevier.

* A secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE ampliou a fiscalização eletrônica para contração de aprendizes pelas empresas. A medida, segundo o diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Maurício Gasparino da Silva, visa alcançar um número maior de estabelecimentos fiscalizados, aumentar o número de aprendizes inseridos no mercado de trabalho, assegurar o cumprimento da cota de aprendizagem e a regularidade dos respectivos contratos. Por meio do novo sistema, as empresas serão notificadas a apresentarem, em meio eletrônico, documentos que comprovem a efetiva contratação de aprendizes, de acordo com o que determina o art. 429 da CLT.


Frase
Quase todos podemos suportar a adversidade; mas, se quiser colocar à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.

(Abraham Lincoln)

 

Contatos com Hamilton Fonseca Consultores : [email protected]