Assim como os seres humanos, os animais de estimação também têm necessidades específicas para com a saúde. Por essa razão, em certos momentos da vida, o animal precisa ser levado a médicos veterinários especialistas para averiguar sua boa saúde. Isso acontece,por exemplo, com o odontologista veterinário.

A falta de higiene bucal pode comprometer a saúde do pet, desenvolvendo diversas enfermidades, inclusive, em outras partes do corpo do animal. A concentração de bactérias encontradas na boca podem levar a infecções na gengiva, queda dos dentes e, em casos mais graves, comprometer os rins, pulmões e o coração.

Tudo, porque na hora de higienizar o pet, os donos lembram-se apenas do banho, mas esquecem dos dentes. O problema mais comum entre os animais de estimação é o desenvolvimento de calculo dentário, ocasionado pelo acúmulo da placa bacteriana, células mortas, sedimentos minerais, entre outros resíduos que não são retirados, explica Raquel Sillas, médica veterinária do Hospital Veterinário Batel.

SINTOMAS

Geralmente cães e gatos não apresentam claramente o desconforto da dor de dente ou algum problema bucal. Por isso, é importante que os donos estejam atentos às mudanças de comportamento do pet e, principalmente, mantenhamsempre em dia as visitas ao veterinário.

Para identificar problemas bucais, é importante atentar para gengivas muito avermelhadas, manchas nos dentes, presença de sangue na boca ou nos objetos do animal, dores ao se alimentar e até o mau-hálito excessivo.

COMO EVITAR

Evitar problemas com a saúde bucal do pet é tão simples quanto para os serem humanos. Para isso, é necessário manter boa higiene bucal, escovar os dentes do cão ou gato com regularidade e oferecer apenas alimentos próprios para a espécie.