O Instagram foi a rede social com mais rápido crescimento entre os adultos americanos que usam a internet ao longo do ano passado. É o que indica um estudo divulgado pelo instituto Pew Research. O número de adultos que acessam a rede social cresceu 9% em 2014, o que significa que 26% dos adultos americanos estão no site de compartilhamento de fotos. O número supera os concorrentes Pinterest (que cresceu 7% no período), LinkedIn (6%) e Twitter (5%). Outro ponto que chama a atenção na pesquisa é o resultado do Facebook: a rede social não registrou nenhum crescimento no último ano e se manteve estável com uma base de 71% dos adultos online dos EUA. Por outro lado, a rede está ganhando popularidade entre os mais velhos. Pela primeira vez, mais da metade dos adultos com mais de 65 anos estão no Facebook (56%). Quando o recorte da pesquisa muda para o número de jovens adultos usuários de redes sociais (pessoas entre 19 e 29 anos), o Instagram, mais uma vez, sai na frente. O estudo mostra que 53% dos jovens adultos usam o aplicativo de compartilhamento de fotos. O LinkedIn também registrou números expressivos nesse segmento e a participação da plataforma entre usuários que estão na faculdade alcançou 50%.  Na análise sobre engajamento o Twitter saiu perdendo, registrando uma queda de 10% – a pesquisa indica que 36% dos usuários usam a plataforma diariamente. Já o Facebook registrou números expressivos: 70% da base de usuários de adultos se engaja com o site diariamente, ante 63% no ano anterior.  Apesar do Facebook se manter como rede social mais popular, os números do Pew Research demonstram que os americanos estão diversificando. 52% dos adultos online agora usam dois ou mais sites de redes sociais.


You Tube 360 graus

YouTube vai passar a aceitar vídeos gravados no formato 360 graus a partir deste mês. Agora será possível navegar por vídeos feitos com câmeras como a SP360 da Kodak e a Giroptic 360Cam. A novidade também vai permitir que usuários desses dispositivos mapeiem locais reais através dos uploads ao Google Street View. Outra aposta é que o recurso seja usado em óculos de realidade virtual.


BIBLIOTECA DE APPS

Mapa da maconha

Who is Happy mostra onde há pessoas fumando maconha na cidade e indica o nível de felicidade de cada usuário e de cada país, considerando a frequência das tragadas. O app funciona como um Foursquare da maconha, pois msotra em um mapa os usuários que deram “check-in” quando acenderam um cigarro (está disponível para o iOS, da Apple, e o Android, do Google). Claro que a polícian está de olho.


Mapa do Rádio Europeia

Agora você pode ouvir todas as OL, OM, FM e DAB estações de rádio transmitindo ao vivo da Europa. Basta selecionar a cidade no mapa, dê uma olhada na lista de freqüência integral e clique na estação para ouvir online. Vá lá: http://radiomap.eu/portugues.


NÓS TESTAMOS

Idiomas nas escolas

Duolingo, a popular ferramenta de idiomas, anunciou o lançamento de Duolingo para Escolas, um serviço que facilita o uso da plataforma em um ambiente de aprendizagem estruturado. Com o novo serviço, professores podem usar o Duolingo nas salas de aulas e acompanhar o progresso de seus alunos através de um painel de controle centralizado. Muitos educadores já usam o serviço informalmente e com certeza vão ficar felizes de obter acesso a esses relatórios. Com Duolingo para Escolas, será mais fácil para os professores integrarem a plataforma em seus planos de aulas, oferecer lição de casa ou créditos extras.


BIZARRO NA REDE

Tatoos anatômicas

O site Oddee resolveu reunir as 10 tatuagens anatômicas mais impressionantes para o internauta se impressionar. São traços tão perfeitos que confudem a vista de quem as observa. Veja mais é http://www.oddee.com/item_97017.aspx


INSERT

A Apple acaba de revelar que a primeira semana de janeiro estabeleceu um novo recorde mundial para o faturamento da App Store, com clientes gastando quase meio bilhão de dólares em aplicativos e compras in-app.


DELETE

O comércio eletrônico brasileiro deverá manter um forte ritmo de expansão em 2015,mas o avanço esperado pelo setor representará desaceleração ante taxas mais altas atingidas nos últimos anos. Dados são da E-bit.