Mar, praia, piscina, sol e muito calor. Na onda das altas temperaturas, cresce a busca pela boa forma. Muitos não medem esforços e partem para as dietas malucas e a prática de exercícios físicos sem nenhuma orientação. Mas, para o projeto verão ser bem sucedido e não colocar a saúde em risco, especialistas recomendam um check-up completo.

Essa bateria de exames é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes ou se submeter a qualquer tipo de dieta. O ideal é consultar um clínico geral é ele quem irá prescrever a série de exames necessários para avaliar as condições de saúde, explica Marcos Kozlowski, bioquímico e responsável técnico do Laboratório e Análises Clínicas (Lanac). No Lanac são realizados cerca de 10 mil check-ups por mês e 60% deles em mulheres.

Sensação nos consultórios, o Food Detective é um exame que revela quais alimentos fazem mal à saúde e devem ser eliminados do cardápio. Para quem pretende entrar em uma dieta, os resultados do exame permitem que o nutricionista desenvolva um plano alimentar individualizado. Realizado por meio de análises de sangue do paciente, o Food Detective é capaz de detectar intolerância alimentar a até 109 tipos de alimentos.

Quando ingerimos um determinado tipo de alimento, nosso organismo pode desenvolver uma ‘sensibilidade’ a ele, e o equipamento consegue identificar a proteína que aponta esse alimento como um ‘corpo estranho’, afirma Kozlowski.

O especialista esclarece, ainda, que a intolerância é diferente da alergia alimentar. Enquanto a alergia se caracteriza por uma reação momentânea e aguda, com sintomas que aparecem quando o organismo entra em contato com o alimento agressor, a intolerância é mais ampla.

Quando o organismo é sensível a certos alimentos, o corpo reage com dores de cabeça, depressão, fadiga, diarréias e até mesmo a obesidade. Por isso, saber quais são os alimentos problemáticos e eliminá-los da dieta diária, além de contribuir pra o emagrecimento, pode ajudar na redução ou mesmo na eliminação desses sintomas. Os procedimentos só são realizados por indicação médica ou de nutricionistas.

Exames — Os exames realizados em um check-up traçam o perfil do metabolismo de cada indivíduo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial, que podem indicar ou não a existência de diabetes, além de apontar os níveis de gordura do organismo.

Para realizar os exames, é preciso estar em jejum. Segundo o bioquímico, a alimentação do dia anterior deve ser normal, exatamente a mesma da rotina do paciente. Uma taça de vinho no dia anterior pode alterar resultados. Porém, se o paciente toma uma taça de vinho todos os dias, ele deve continuar sua rotina, explica ele.


CUIDADOS

PINTAS E SARDAS: SAIBA AS DIFERENÇAS
Com o aumento das temperaturas, também aumenta a exposição ao sol e quem possui pintas e sardas deve ficar de olho para que, depois do verão, não surjam problemas na pele. Sardas e pintinhas na pele podem ser charmosas, mas todo cuidado é pouco. Alguns sinais, além de incomodar esteticamente, podem esconder problemas mais sérios.

Flávia Martelli, dermatologista consultora da farmácia online Netfarma (www.netfar ma.com.br), afirma que é importante procurar um especialista no assunto para realizar a avaliação dos sinais. Fazer um acompanhamento para detectar se há alguma alteração na pinta ou mancha, em relação à cor, tamanho e espessura, é importante. A partir disso, pode haver necessidade de tratamento que pode contar com a retirada do sinal, diz a especialista.

As pintas são lesões na pele causas por predisposição genética, exposição ao sol, entre outros. Já as sardas são pequena manchas de cor castanho claro que aparecem na infância, geralmente em pessoas de pele clara.

Os cuidados são conhecidos, mas vale á pena reforçar. Abuse do protetor solar e evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas, pois a incidência dos raios ultravioletas são mais nocivos à pele. Hidrate a pele sempre que possível para prevenir o ressecamento e se estiver na praia, utilize chapéus ou bonés para diminuir a incidência dos raios UVA e UVB na pele.

DIFERENÇAS ENTRE PINTAS E MANCHAS

Pintas
Com o nome científico de nevos, as pintas são lesões na pele causas por predisposição genética, exposição ao sol, entre outros. Algumas manchas podem apresentar variações entre o marrom e o preto, podem ser mais arredondadas, planas ou sobrelevadas. Esse tipo de mancha pode aparecer em qualquer momento da vida ou já nascer com a pessoa, explica Dra. Flávia. Caso pintas novas apareçam após os 30 anos, é preciso atenção redobrada, pois normalmente esse processo de aparecimento dos nevos tende a desacelerar na vida adulta
 
Sardas
São pequena manchas de cor castanho claro que aparecem na infância, geralmente em pessoas de pele clara. Elas surgem principalmente no rosto, ombros e costas. No verão, as sardas tende a aumentar de quantidade, tamanho e pigmentação por conta da exposição ao sol, conta a dermoconsultora. Dra. Flávia destaca que as sardas são lesões benignas e não oferecem risco de virar câncer de pele. Claro que não podemos deixar de usar protetor solar diariamente, alerta.


ÁGUA

AS TRÊS FASES DA DESIDRATAÇÃO
Na estação mais quente do ano, o verão, algumas recomendações para evitar que a água do corpo seja insuficiente para o bom funcionamento do organismo vão desde as vestimentas apropriadas, reposição de líquido e sais minerais e evitar exposição ao sol em dias e horários muito quentes. É possível diagnosticar a desidratação por meio de avaliação clínica.

Leve
É comum o indivíduo sentir sede

Moderada
Poderá sentir a pele seca, aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal, além de dor de cabeça e redução do peso

Grave
Pode proporcionar fraqueza do indivíduo, convulsões e até mesmo a morte