Está chegando o Carnaval. Hora de colocar modelitos curtos e justos e fazer festa durante quatro dias recheados de samba. E com a proximidade da folia, tem muita gente correndo para perder os quilinhos a mais conquistados no final de ano. Por isso, o movimento cresce até 40% nas clínicas de estética, especialmente por conta da alta procura por tratamentos corporais e com novas tecnologias, como a criolipólise (método de congelamento e eliminação de gorduras), que promete resultados mais rápidos e eficazes.

Segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Hellen Youngblood, da clínica Siluets, esta época do ano (final de janeiro e começo de fevereiro) é a melhor para o setor. Embora a maior parte das clientes já venha de alguns tratamentos anteriores — o que é o mais indicado —, também há aquelas que deixam para fazer tratamentos mais rápidos e efetivos, já que o espaço entre festas de fim de ano e o Carnaval é curto.

Estamos na época do ano com maior pico de movimento. A procura aumenta em torno de 30% e 40% em relação aos meses anteriores. Apesar de estarmos vivendo uma tremenda crise econômica, a maioria das pessoas deixa de gastar em outras coisas, mas continua cuidando do próprio corpo, conta a fisioterapeuta.

Uma dessas pessoas é Maria Bernadete Muchinski. Há dois anos a comerciante faz tratamentos estéticos, tendo já se submetido à carboxiterapia (infusão de gás carbônito em diferentes camadas da pele) e ao manthus (aparelho de ultrassom e correntes elétricas que transforma a célula de gordura do corpo em líquido). Para o Carnaval, irá fazer uma drenagem linfática com aparelhos.

Eu faço tratamentos estéticos porque acho legal, prepara o corpo para ficar mais modelado, conta a comerciante, que no Carnaval irá para o litoral do Paraná. Ela ainda ressalta que embora os tratamentos ajudem, não fazem milagres. Tem que ter uma associação. Alimentar-se direito, fazer exercícios. Não é só o tratamento estético, tem que ter disciplina, se hidratar bem. É um conjunto de coisas, mas que dá bons resultados em curto prazo. Como costumamos falar, dá para fazer ‘uma boa lipo’, brinca Maria Bernadete.

NOVAS TECNOLOGIAS OFERECEM RESULTADOS MAIS RÁPIDOS
Para quem quer resultados rápidos para já curtir a praia no modelito ideal, o mais indicado são os tratamentos com novas tecnologias. As novas tecnologias são bem recomendadas para quem quer tratamento rápido e eficaz.  A criolipólise, por exemplo, promete reduzir até 30% de gordura localizada em apenas uma sessão. Já a Carboxiterapia, um método mais tradicional, é bem vinda para redução de medidas, celulite, flacidez e estrias. E tem ainda as massagens, que são antigas e tradicionais no meio da estética, as quais podem ainda serem focadas para cada tipo de queixa. Por exemplo: para celulite usa-se pequenas ‘escovas massageadoras’ e para gordura localizada usa-se rolos com pequenas ventosas, explica a fisioterapeuta dermatofuncional Hellen Youngblood.

Contudo, é preciso também tomar algumas precauções antes de entrar com tudo na batalha para reduzir as medidas. O recomendado é que a paciente passe por uma avaliação com um profissional habilitado, para que seja possível investivar se existe algum tipo de contra-indicação aos tratamentos e até mesmo para se saber qual o mais eficaz para cada paciente. Além disso, o acompanhamento de outros profissionais, como nutricionistas, é indicado e ajuda a potencializar os efeitos do tratamento.


TRATAMENTOS INDICATIVOS PARA O CARNAVAL

Massagens redutoras ou ativadoras
Essas massagens utilizam rolos ou escovas massageadoras, que ajudam a diminuir medidas e celulites. Elas podem ser feitas no local, com duração de tempo 30 minutos ou no corpo inteiro, totalizando uma hora de tratamento

Criolipólise
Método novo, eficaz de congelamento e eliminação de gordura. Ele é ideal para quem gosta de resultado rápido, pois em apenas uma sessão é possível perder até 30% de gordura localizada, sendo que esse resultado final vem com um período de no máximo dois meses

Carboxiterapia
Para os clientes que suportam um tratamento um pouco mais invasivo, a Carboxiterapia é uma ótima indicação para redução de gordura localizada, pois a infusão de gás carbônico acelera a quebra do adipócito (célula de gordura) fazendo com que a diminuição de medidas seja mais rápida



Biquini: risco no calor

O PERIGO DO BIQUINI MOLHADO
Durante a estação mais quente do ano é comum as pessoas viajarem ao litoral ou frequentarem piscina. São nesses locais também que surge uma das doenças que mais atingem as mulheres no verão: a candidíase. O uso prolongado de biquíni molhado é um dos principais fatores da proliferação do fungo Candida albicans, causado pela umidade.

Para evitar o aparecimento da doença é necessário redobrar os cuidados com a higiene, pois o fungo se manifesta quando há variação da acidez vaginal. A vagina é habitada por vários microorganismos, entre eles: bactérias e fungos, que compõe sua flora normal. Se houver algum desequilíbrio tanto na flora quanto na estrutura de defesa da mulher há um desenvolvimento da candidíase, esclarece o ginecologista e obstetra do Hospital Nossa Senhora das Graças, Edison Tissot.

A alteração na acidez vaginal acontece quando a temperatura da região vaginal se eleva devido ao uso de roupas úmidas ou apertadas, roupas íntimas de tecido sintético, absorventes íntimos diários e o calor excessivo. O fungo também pode se propagar com o consumo de antibióticos ou corticóides sistêmicos, pois estes diminuem a flora vaginal normal, esclarece Tissot.

Para evitar a contaminação, recomenda-se utilizar sabonete neutro, roupas leves como as feita de algodão e evitar amaciantes e sabão em pó ao lavar as peças íntimas. Quando a doença é recorrente deve-se investigar a possibilidade de diabetes, pois esta doença influencia o meio vaginal tornando-o mais ácido, alerta o especialista.

O tratamento da candidíase é feito, geralmente, com a aplicação de cremes vaginais por um período que pode variar de três a 14 dias. Já o tratamento via oral pode ser utilizado como coadjuvante e preventivo, no entanto, usado isoladamente, possui menor eficácia que o tratamento local. É necessário estar alerta aos sintomas da candidíase, sendo que as mais incômodas são a coceira e a ardência.