O Tribunal Regional do Trabalho no Paraná (TRT-PR) determinou que 70% da forta de ônibus circule nas ruas nos horários de pico e 50% nos demais horários nesta segunda-feira, 26, data do início da paralisação marcada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). Com a decisão, 70% dos carros devem carros circular entre as 5 e 9 horas e das 17 às 29 horas. A determinação atendeu ao mandado interposto pela Prefeitura 

A liminar da Justiça do Trabalho foi concedida à prefeitura de Curitiba na noite de sábado (24). Em caso de descumprimento tanto por parte do Sindimoc quanto por parte do Sindicato das Empresas e de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) terão que pagar multa diária de R$ 50 mil.

O Sindimoc, no entanto, afirmou que até as 12 horas deste domingo (25) não havia sido notificado oficialmente sobre a decisão judicial que determina frota mínima a partir de segunda-feira (26). Deste modo, o sindicato mantém o chamado da paralisação geral dos motoristas e cobradores de ônibus para esta segunda-feira, 26. De acordo com o Sindimoc, caso a categoria seja notificada, haverá o cumprimento da decisão de manter a frota mínima durante a greve.

Audiência

Uma audiência de conciliação está marcada na sede do TRT-PR a partir das 17 horas desta segunda-feira. Na audiência estarão presentes membros do Sindimoc, Setransp, Ministério Público do Trabalho (MPT), Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, Urbanização de Curitiba (Urbs) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A greve no transporte coletivo é contra o atraso no pagamento dos trabalhadores Segundo o Sindimoc, 80% das empresas não realizaram o pagamento do vale.