SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP – Uma das obras mais emblemáticas da trajetória artística de Tunga acaba de entrar para o acervo do MoMA, em Nova York. “Ão” é uma instalação em que um filme rodado em película de 16 milímetros atravessa uma estrutura circular no chão ao mesmo tempo em que é projetado numa parede, com imagens do túnel Zuzu Angel, no Rio.
Da forma como está editado, em looping, o filme dá a impressão de uma jornada sem fim num túnel sem saída, já que Tunga nunca mostra nenhuma das extremidades do lugar. A trilha sonora é a canção “Night and Day”, na voz de Frank Sinatra.
Esse trabalho de 1981 já foi lido como uma referência à ditadura militar brasileira, que então ainda estava no poder. Seria a ideia de Tunga para refletir sobre uma situação política sufocante, ou sem saída, mergulhada num tempo sem fim.
A aquisição do MoMA foi mediada pelo curador de arte latino-americana do museu, o venezuelano Luis Pérez-Oramas, que esteve à frente da Bienal de São Paulo em 2012. Outra versão do mesmo trabalho integra a coleção do Instituto Inhotim, no interior de Minas Gerais.