De acordo com o 9º boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (30), estão próprios para banho os 17 pontos das regiões Oeste e Norte do Estado que são monitoradas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Os locais monitorados estão em nove municípios: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, na região Oeste, e em Primeiro de Maio, no Norte do Estado.

CONTAMINAÇÃO- O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Por isso, o IAP alerta para que, ao alugar uma casa para a temporada, o veranista verifique se o imóvel está devidamente ligado à rede de esgoto do município ou se a fossa séptica está devidamente limpa.

Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Os veranistas de todo Estado também podem obter informações no site do IAP (www.iap.pr.gov.br), junto à imprensa e nos comércios locais.