SÃO PAULO, SP – Representantes das cidades que compõem a região do sistema Cantareira se reuniram nesta sexta-feira (30) para discutir ações contra a crise hídrica no Estado de São Paulo. A intenção do encontro que ocorreu em Bragança Paulista (a 85 km da capital) é implantar ações de orientação à população, conservação e produção de água.
Um dos principais pontos discutidos foi o endurecimento ao cumprimento do Código Florestal para evitar desmatamentos, incêndios e outros danos ambientais. Também foi proposto o cruzamento de ações educativas, melhorias na gestão, recuperação e conservação das áreas de preservação etc.
O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura Orgânica e Defesa da Agroecologia, Aldo Demarchi (DEM), defendeu a recuperação das nascentes responsáveis pelo abastecimento de riachos que ganham volume até chegar aos grandes rios e represas.
O ambientalista Pedro Diesel disse que o reflorestamento e outros cuidados com as nascentes aumenta significativamente a vazão dos rios. “A partir do momento em que há assoreamento a água deixa de fluir”, afirmou.
Durante o encontro foram discutidas leis e incentivos a quem protege a água. Participaram prefeitos, ONGs e alguns institutos, como o Kairós, o SOS Mata Atlântica e o Greenpeace.