A Secretaria Estadual de Saúde divulgou na última quinta-feira, 29, um boletim com os números da dengue no Paraná. Cinco cidades do estado enfrentam uma epidemia da doença, ou seja, atingiram taxa de incidência superior a 300
casos por 100 mil habitantes. Os municípios são Itaúna do Sul, Paranapoema, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná e Rio Bom.

De agosto de 2014 até agora, 641 casos da doença já foram confirmados no estado, sendo que 22 pacientes apresentaram quadros mais graves. Ainda não há registro de mortes causadas pela doença, embora um caso ainda esteja sendo investigado.

No mesmo dia, a secretaria também divulgou um estudo de locais mais propícios para a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o levantamento, 52% dos criadouros encontrados foram classificados como lixo, como copos plásticos, garrafas pet, latas, sacolas e até pneus velhos. O estudo aponta que, no ano passado, as equipes de saúde identificaram cerca de 17,7 mil criadouros em todo o Estado, sendo que 9,3 mil eram materiais para descarte.

A Secretaria de Saúde lançou uma campanha em parceria com uma imoboliária para verificar casas fechadas por estarem a venda ou para alugar. Assim, os agentes de saúde poderão fiscalizar as residências e destruir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, já que 90% deles são encontrados em casas e quintais.